Jacyara Seguros

Você realiza sonhos. Nós protegemos conquistas.

Você está na dúvida entre escolher uma seguradora ou uma cooperativa? Nosso artigo vai te ajudar. Você já deve ter notado que as cooperativas de seguro algumas vezes oferecem planos mais baratos, mas será que vale a pena? As cooperativas são por vezes anunciadas como “proteção veicular” ou cooperativas de proteção veicular.

Vamos abordar, as principais diferenças dessas duas modalidades, que embora possuem a mesma função, funcionam de formas bem distintas. Confira!

O que avaliar na contratação de um seguro?

Durante a contratação de um seguro convencional, saiba que a tarefa irá exigir atenção e reflexão. O seguro pode ter uma grande diferença de uma empresa para a outra. Além disso, é importante entender o serviço que será contratado e quais são as coberturas.

Essa é a função do corretor de seguros, ser o “alfaiate do seu seguro”, deixando seu seguro sob medida para suas necessidades. 

Parece ser mais burocrática, mas a finalidade é justamente entender detalhadamente as possíveis causas de acidentes do que está sendo assegurado. 

Vantagens de ter um seguro 

Não importa a forma de contratação, seja ela por meio de uma seguradora ou cooperativa, ter um seguro possui muitas vantagens, principalmente quando se opta por seguradoras. 

– Suporte 24 horas;
– Proteção contra terceiros;
– Tranquilidade financeira;
– Facilidade para consertos;
– Proteção completa (em caso de seguradoras).

Principais diferenças entre seguradoras e cooperativas 

Companhias seguradoras

As seguradoras e corretoras de seguros são fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que é o órgão do governo responsável pelo setor. 

Elas também são entidades particulares com fins lucrativos e possuem obrigação de manter uma reserva mínima para arcar com as indenizações prometidas. 

Geralmente, o seguro do patrimônio possui duração de um ano e ao final desse prazo deve ocorrer a solicitação da renovação da apólice de seguros. 

O valor é estipulado anualmente conforme o perfil do segurado, do item, e o tipo de cobertura. O valor pode ser parcelado de acordo com as opções oferecidas pelas seguradoras. 

Cooperativas ou associações

As cooperativas e associações não possuem regulamentação de órgãos públicos ligados ao governo. 

Além disso, as cooperativas não possuem fins lucrativos, sendo assim não têm a obrigação de manter uma reserva mínima para indenizações. Isso coloca em risco sua indenização, pois se a saúde financeira da cooperativa não estiver ok, você pode deixar de receber o que lhe é de direito.

Justamente por isso,  o valor é mensal e as despesas são repassadas para os associados. Geralmente, elas têm custos inferiores ao de uma seguradora e não possuem prazo de término contratual.

Sendo assim, se deseja encerrar a proteção, precisa solicitar o cancelamento do contrato com antecedência, ou seguirá recebendo o boleto todo mês por tempo indeterminado. 

Diferenças na hora da contratação

Ao contratar uma cooperativa para a proteção, um contrato entre sócios é firmado e isso estipula uma contribuição em parcelas mensais. 

Sendo assim,quando houver a necessidade, a proteção é dividida entre os sócios que contribuem mensalmente e o valor ficará disponível para ressarcir os danos. 

No caso das seguradoras, existe uma  apólice de seguro com base no perfil do contratante. Nesta apólice constam todas as responsabilidades, direitos e obrigações entre o segurado e a seguradora. Ou seja, sua apólice é individual, ela garante seu bem apenas. Isso aumenta e muito sua proteção

Serviços oferecidos 

Seguradoras 

As seguradoras costumam assegurar/oferecer:

– Roubo ou furto;
– Reboque;
– Assistência 24h;
– Proteção para terceiros;
– Acidentes;
– Atendimento com hora marcada;
– Carro reserva(veiculos);
– Incêndio;
– Condições exclusivas para portadores de deficiência física.

Cooperativas

Dentre os serviços mais oferecidos pelas cooperativas, estão:

– Roubo ou furto;
– Incêndio;
– Acidentes;
– Reboque.

Diferença entre os valores da segurada e cooperativa 

Seguradoras

As seguradoras oferecem planos com a cobrança de valores mensais, o pagamento, nesse caso, é anual, mas pode ser parcelado em quantas vezes a seguradora estipular.

Ao contratar o seguro é feito uma apólice, na qual são descritos direitos e obrigações tanto da seguradora quanto do segurado. Para a confecção da apólice são analisados diversos fatores individuais do contratante. 

O valor final do seguro muda de acordo com as seguintes variáveis; 

– Modelo do veículo;
– Ano do veículo;
– Idade do motorista;
– Localização;
– Entre outras questões.

O funcionamento de um seguro é simples. Na prática, há um valor determinado de acordo com a cobertura. É possível que o serviço se responsabilize apenas por sinistro ou por imprevistos, por exemplo.

Cooperativas

As cooperativas costumam cobrar valores menores, entretanto, isso não é um bom sinal. As cooperativas não fazem análise de perfil para aceitar membros. 

Nas cooperativas, como mencionado, o dinheiro para cobrir os gastos de sinistros vem da arrecadação dos cooperados, e isso pode afetar o valor recebido por um membro que tenha o item danificado, ou seja, o dinheiro em caixa pode não ser suficiente para cobrir os gastos do sinistro (como é chamado o acidente). 

Quais são os riscos de contratar uma cooperativa?

Uma cooperativa é gerenciada pelos seus membros, que muitas vezes não possuem habilidades de gestão, o que pode trazer grandes problemas para a cooperação. 

As cooperativas não oferecem as garantias necessárias para que o cliente fique, de fato, seguro e tranquilo. 

Em casos de sinistro, por exemplo, pode ser que a proteção contratada não tenha consistência necessária para oferecer todas as coberturas que se precisa.

Outro fator de risco, é que as cooperativas não são regulamentadas, elas não contam com Código de Defesa do Consumidor e não apresentam uma data mínima para efetuar o pagamento das despesas.

Saiba mais sobre nossos seguros:

Falar agora
Olá
Quero saber mais sobre os seguros