É muito comum que profissionais liberais, gestores e empresários se vejam interessados pelos seguros de responsabilidade civil dada sua importância na proteção financeira de suas atividades. Porém, compreender as diferenças entre os tipos de produto do mercado não é nada fácil e contratar o produto correto é essencial para sua segurança.
Abaixo estão as informações que vão lhe ajudar a compreender as diferenças e entender se você ou sua
empresa precisam de um deles ou até mesmo dos dois. Vamos lá…
Seguro E&O
E&O refere-se ao termo “errors and omissions”, no português “erros e omissões”. Basicamente falando é o seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Essa modalidade de seguro ampara falhas profissionais de empresas ou profissionais liberais.
É destinado a empresas prestadoras de serviço (escritórios de contabilidade, empresas de engenharia e construção, escritórios de advocacia, hospitais, clínicas, etc) e profissionais liberais (médicos, engenheiros, advogados, dentistas, veterinários, etc) que procurem a proteção financeira contra possíveis demandas
judiciais e condenações decorrentes de falhas na sua atuação profissional. Sendo assim pode ser contratado tanto por uma Pessoa Jurídica (CNPJ) quanto por uma Pessoa Física (CPF).
Exemplos de casos que podem gerar a proteção da apólice E&O:
- Engenheiro comete um erro durante um projeto de construção e a obra desmorona…
- Médico ao realizar uma cirurgia comete um erro que vem a gerar danos irreversíveis ao paciente…
- Clínica Veterinária ao dosar um medicamento calcula de forma errada a quantidade a ser aplicada, vindo a gerar o falecimento de um animal…
Seguro D&O
D&O refere-se por sua vez ao termo “directors and officers”. Traduzindo teríamos “diretores e conselheiros”. Esse é o seguro denominado Responsabilidade Civil Administradores. A modalidade de seguro em questão ampara falhas relacionadas a gestão da empresa por seus administradores e conselheiros.
Aqui estamos falando de um produto destinado apenas a empresas e a todas as empresas. Uma ação
relacionada a gestão do negócio pode consumir todo o patrimônio pessoal de um executivo. Portanto não importa o tamanho da empresa, o seguro D&O é de extrema importância.
Um fator interessante do D&O é que a apólice é contratada e custeada pela empresa, que é citada na apólice como “tomadora”, mas os segurados são seus gestores (membros da diretoria e presidência, membros de conselhos de administração ou fiscal, etc).
Exemplos de casos que podem gerar a proteção da apólice D&O:
- Membros do Conselho Fiscal de uma empresa são acionados judicialmente por suspeita de fraude na venda de uma controladora da empresa que estava em dificuldades financeiras…
- Diretor Financeiro de uma empresa é processado criminalmente por recolhimento errôneo de um imposto…
Importância de um seguro de Responsabilidade Civil
Como você pôde observar, o E&O e o D&O são produtos diferentes, mas complementares muitas vezes. O importante acima de tudo é compreendermos que um é voltado a falhas profissionais (por empresas ou indivíduos) e o outro a falhas (cometidas por gestores) relacionadas a administração de uma empresa. Por isso o seguro de Responsabilidade Civil se tornou tão relevante nos últimos anos.
Com esse seguro você consegue principalmente:
- Proteção para tomada de decisões;
- Economia com possíveis demandas judiciais;
- Diferenciação no mercado como fornecedor;
- Proteção financeira e patrimonial;
- Tranquilidade para seu negócio ou profissão.
A contratação de um seguro E&O ou D&O deve ser feito através de uma corretora com conhecimento desses produtos e capacidade de auxiliar você na tomada de decisão e dimensionamento de suas coberturas.
No momento da contratação fatores como reclamações existentes, faturamento da empresa, áreas de
atuação do profissional entre outras devem ser informadas com precisão. Isso evita possíveis discussões no momento do sinistro e manutenção de sua cobertura.
Nós aqui da Jacyara Seguros estamos prontos para lhe auxiliar, é só nos chamar.